Os olhos são órgãos bastante complexos e sensíveis. Por isso, mantê-los saudáveis é importante para assegurar uma boa visão e uma ótima qualidade de vida.
Problemas refrativos de visão e doenças oculares podem surgir desde a infância ou se desenvolver ao longo da vida. Muitos podem ser corrigidos mediante um diagnóstico oftalmológico adequado e o uso de lentes oftálmicas de qualidade.
Conheça a seguir os problemas de visão mais comuns e seus principais sintomas:
-
Miopia
É a dificuldade de enxergar os objetos a distância “longe”.
Isto ocorre devido a um defeito de convergência dos raios luminosos, o que faz com que a imagem de objetos distantes se forme à frente da retina, em vez de na própria retina.
Quem possui Miopia tem o globo ocular alongado, o chamado alongamento axial, diferentemente de uma pessoa que tem a visão normal e o globo ocular linear.
Sintomas
Dificuldade para enxergar placas de rua, o quadro ou anotações do professor na escola, por exemplo.
Podem ocorrer dores de cabeça, lacrimejamento excessivo e sensibilidade à luz.
-
Hipermetropia
É a dificuldade de enxergar objetos de perto. Quem possui Hipermetropia enxerga de forma embaçada e sem nitidez.
A Hipermetropia é causada por um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina, faz com que a luz seja interceptada pela retina antes que a imagem seja formada no olho.
Sintomas
Dificuldade de enxergar os objetos de perto. Lacrimejamento, vermelhidão, dores nos olhos e até mesmo dificuldade de concentração também podem ser um dos seus sintomas.
-
Astigmatismo
Caracterizado pela visão embaçada ou pouco nítida de objetos, letras ou rostos, tanto de perto quanto de longe, o Astigmatismo afeta grande parte da população, em maior ou menor grau, e pode surgir concomitantemente em pacientes com Miopia ou Hipermetropia.
Ele ocorre por conta da distorção da luz quando ela entra nos olhos, provocando vários pontos de foco, quando o normal é apenas um ponto focal.
Sintomas
Objetos embaçados, visão borrada, confundir letras ou números parecidos como H, M, N, 8, 0, 6.
Dor de cabeça também pode completar o diagnóstico.
-
Presbiopia
Dificuldade de focar objetos que estão próximos, especialmente textos. O comum gesto de afastar papéis, embalagens ou o celular mais ao longe para conseguir visualizar letras e números.
A Presbiopia é comum ser percebida próximo os 40 anos devido ao envelhecimento natural dos olhos e à perda progressiva da elasticidade do cristalino, que é a lente natural dos olhos, dificultando a focalização correta de objetos próximos.
Sintomas
Visão borrada, dificuldade em ler tanto perto como longe, dores de cabeça, bem como ardência nos olhos para ler.
Lembre-se: para identificar corretamente as suas necessidades fique atento aos sintomas, consulte um oftalmologista de sua confiança e leve a receita a uma de nossas óticas credenciadas:
– Lacrimejamento em excesso;
– Hipersensibilidade à luz;
– Sensação de vista cansada;
– Dificuldade para enxergar à noite;
– Dor de cabeça frequente;
– Vermelhidão e dor nos olhos;
– Coceira nos olhos;
– Visualização de imagens duplicadas;
– Necessidade de fechar os olhos para enxergar os objetos focados;
– Necessidade de esfregar os olhos várias vezes por dia.