Saber o formato do próprio rosto é uma maneira de valorizar os traços naturais. Ajuda na escolha do corte de cabelo ideal, nas melhores técnicas de maquiagem e nos acessórios que mais combinam com você. E se você tem dificuldade em encontrar a armação de óculos perfeita, conhecer o formato do seu rosto é essencial!
Embora nem todos os rostos se encaixem perfeitamente em um único formato, afinal, cada pessoa tem características únicas, identificar aquele que mais se aproxima pode facilitar bastante na hora de tomar decisões de estilo, especialmente na escolha dos óculos.
Identificar as linhas e formas do próprio rosto pode ser desafiador, por isso trouxemos algumas dicas aqui que podem te ajudar.
1 – Para começar, prenda o cabelo para trás e tire uma foto com o rosto posicionado de forma reta, em um ambiente bem iluminado, evitando sombras que possam distorcer os contornos.
2 – Com a foto em mãos, pode ser no próprio celular, utilize uma régua ou uma caneta para identificar as linhas do rosto. Avalie com atenção os seguintes parâmetros:
Formato do contorno da linha do cabelo

Encontre o osso zigomático (o osso da “maçã” do rosto)

Encontre o osso da mandíbula

- Preste a atenção ao formato do queixo
Após identificar e analisar esses parâmetros no seu rosto, avalie em qual dos formatos ele se encaixa melhor. Aqui estão alguns dos formatos de rosto mais comuns, lembrando que o seu pode ser uma combinação de mais de um deles:
Rosto Quadrado
Neste formato de rosto, as linhas tendem a ser mais retas. Para identificar se o seu rosto possui essas características, posicione a régua ou a caneta sobre a foto que você tirou e observe se a lateral do rosto até o osso da mandíbula forma uma linha reta. Caso isso aconteça, é um indicativo de que seu rosto possui linhas mais definidas. Pode haver uma leve inclinação entre o osso zigomático ( a “maçã do rosto”) e o osso da mandíbula.
Outra característica desse formato de rosto é que o osso da mandíbula geralmente está alinhado com a linha da boca ou um pouco abaixo dela, além de apresentar pouca angulação no queixo. A mandíbula tende a ser bem definida, as bochechas são mais retas, e a largura da mandíbula costuma ser semelhante à largura da testa.
Resumindo: no rosto quadrado, a testa, a “maçã do rosto” e a mandíbula têm praticamente a mesma largura, e os ângulos são predominantemente retos.
Para esse tipo de rosto, as armações ideais são as redondas, ovais ou mais finas, que ajudam a suavizar as linhas marcantes.

Rosto Retangular
Assim como no rosto quadrado, este formato também apresenta linhas bem retas. No entanto, as proporções são mais alongadas, com a altura geralmente sendo quase o dobro da largura. A testa, o osso da mandíbula e o osso zigomático (a “maçã do rosto”) têm aproximadamente a mesma largura, e o queixo tende a ser mais alongado.
Use uma caneta ou régua para analisar se as linhas do seu rosto são retas e verificar a proporção entre altura e largura. Essa comparação ajudará a diferenciar do rosto quadrado.
As armações mais indicadas para esse formato são as redondas, as no estilo aviador e os modelos maiores, que harmonizam com suas proporções.

Rosto Diamante
No rosto em formato de diamante, o osso zigomático, ou “maçã do rosto”, é a parte mais destacada. Se você traçar uma linha do osso zigomático até o queixo, notará linhas bem inclinadas, o mesmo acontecendo entre o osso zigomático e o topo da cabeça. Nesse formato, o queixo costuma ser mais pontudo, e a mandíbula é mais estreita do que o osso zigomático. As linhas desse tipo de rosto criam uma semelhança com a forma de um diamante, daí a origem do nome.
As armações ideais para esse tipo de rosto são as ovais, as no estilo cat-eye (também conhecidas como “gatinho”) e as redondas, que harmonizam com os traços e valorizam o formato.

Rosto oval
Nesse formato, as linhas são mais arredondadas. Do osso zigomático (a “maçã” do rosto) até o queixo, percebe-se uma curva suave, com o osso da mandíbula pouco visível. O rosto oval apresenta proporções equilibradas e traços delicados. A testa é geralmente um pouco mais larga que o queixo, enquanto as “maçãs” do rosto têm um contorno mais arredondado.
Para identificar se o seu rosto se encaixa nesse formato, você pode desenhar o contorno do rosto sobre a foto que tirou. Use um lápis branco de olho ou outro material fácil de apagar, caso a imagem esteja no celular. Isso ajuda a visualizar melhor as linhas, verificando se são mais retas ou arredondadas.
O rosto oval é muito versátil, combinando com quase todos os estilos de armação. Modelos redondos, quadrados, aviadores e wayfarers são ótimas opções para realçar esse formato.

Rosto redondo
Assim como o rosto oval, o rosto redondo possui traços suaves e ausência de ângulos marcantes. A largura da testa, das “maçãs” do rosto e da mandíbula é praticamente igual. As bochechas tendem a ser mais cheias, e a linha do queixo é arredondada. A principal diferença entre os dois formatos é que, no rosto oval, as proporções são mais alongadas, enquanto no rosto redondo as medidas de largura e comprimento são mais equilibradas.
Encontrar uma armação ideal para o rosto redondo é simples, pois muitos modelos se adaptam bem a esse formato. Opções como armações redondas, quadradas, aviadores e wayfarers são excelentes escolhas.

Agora que você já sabe como escolher a armação ideal para o seu tipo de rosto, anota essa dica para as lentes dos seus próximos óculos: você já ouviu falar nas lentes cosméticas? Elas são lentes coloridas com tons claros, perfeitas para criar um estilo único e garantir muito mais conforto visual!
Quer saber mais? Clique aqui e conheça as Lentes Luxxor CRHOMATIX Coating Colors.
Quer saber onde adquirir lentes com o tratamento CHROMATIX Coating Colors ? Clique aqui
Você é proprietário de uma Óptica e deseja oferecer lentes com o tratamento CHROMATIX Coating Colors para seus clientes? Clique aqui e fale conosco
Deseja conhecer todas as opções e disponibilidades das Lentes Luxxor? Clique aqui